domingo, 5 de junho de 2011

“Sobre formigas e cigarras” - O Caso Palocci

Isis Rangel

Há vinte dias o governo Dilma sofre com a crise desencadeada pelo súbito enriquecimento do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.

Na edição do dia 15 de maio, o jornal Folha de S. Paulo mostrou que o patrimônio do ministro aumentou 20 vezes nos últimos quatro anos, período em que era deputado federal. Sua empresa, a Projeto Consultoria, faturou 20 milhões no período, metade deste valor nos últimos dois meses de 2010, quando Palocci era um dos coordenadores da equipe de transição do governo Dilma. Por isso, há a suspeita de tráfico de influências, tornando o episódio mais uma oportunidade para a oposição tentar desestabilizar o governo.

Além disso, PT e PMDB se desentenderam devido a uma suposta ligação de Palocci ao vice-presidente Michel Temer, ameaçando os deputados que não votassem junto com o governo na proposta do novo Código Florestal.

Para aumentar a crise, sabe-se que dentro do próprio PT há desafetos antigos do ministro que aproveitam o episódio para tirá-lo do poder de vez. Assim, Palocci tentou se proteger mantendo o silêncio, mas nos últimos dias, sua situação ficou insustentável. Além de grupos políticos usarem o apoio a Palocci como moeda de troca - fato que ocorreu no veto ao kit anti-homofobia do MEC pela presidente Dilma -, na última quarta, a oposição conseguiu aprovar a convocação de Palocci na Câmara. O presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS) anulou a convocação de Palocci, mas a oposição prepara uma ofensiva ao Superior Tribunal Federal para garantir a convocação do ministro.

Pressionado, Palocci cedeu entrevista ao Jornal Nacional e a Folha de S. Paulo para tentar se explicar, mas não foi bem-sucedido. Para agravar a situação, reportagem da revista Veja desta semana, mostra que o apartamento que o ministro aluga, em São Paulo, seria de uma empresa administrada por laranjas.

Nos bastidores do Planalto, há informações de que Dilma não achou as explicações satisfatórias e há quem diga que o ministro está prestes a deixar o governo, mais uma vez.

Assistam a entrevista feita pelo Jornal Nacional:
1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=2lfJbWHfcV0&feature=player_embedded
2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=iuXfpW9HoZY&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário