O governo Dilma Roussef reanimou as discussões sobre a revisão da anistia política e a instituição de uma Comissão da Verdade e Justiça para analisar o período ditatorial no país. O ministro da defesa Nelso Jobim, da justiça José Eduardo Cardozo e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, já disseram que se esforçarão para a formação da Comissão ainda nesse semestre
O projeto de lei foi enviado ao Congresso em maio de 2010 pelo então presidente Lula e aguarda votação em plenário. O objetivo, segundo o projeto, é promover a reconciliação nacional por meio do esclarecimento das mortes, desaparecimentos e torturas ocorridas durante o período. Vinte e cinco anos se passaram desde o fim do regime militar e a questão continua causando polêmica. Alguns acreditam que esse período de nossa história já foi superado e devemos nos preocupar com os desafios futuros do país e afirmam também que a revisão da anistia iria contra os tratados internacionais de direitos humanos assinados pelo país.
Dilma Roussef afirma que a revisão da Anistia política é uma decisão que não cabe ao Executivo e deve ser levada a debate público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário