Estudantes do câmpus da Unesp de Bauru têm realizado atos para manifestar seu descontentamento diante dos problemas da universidade.
Amanda MeloO primeiro semestre de 2011 foi marcado por uma série de manifestações realizadas por estudantes da Universidade Estadual Paulista, câmpus de Bauru, com o objetivo de, entre outros, evidenciar as principais falhas que notam na qualidade da formação universitária e os problemas de utilização da verba pública.
Estudantes de Jornalismo, por exemplo, recorreram ao Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes (CACOFF) em busca de melhorias no curso. No dia 3 de maio, a RAC - Reunião de Análise de Curso -, reuniu representantes de todos os termos para que todas as reclamações fossem reunidas e discutidas. Segundo o representante do CACOFF e aluno do quarto ano de Jornalismo, Gabriel Maia Salgado, o que moveu a atitude foi uma série de descontentamentos em relação a professores, critérios de avaliação e à qualidade do curso. “O protesto é para evidenciar os problemas que não são falados e mostrar aos outros anos de Jornalismo qual é a realidade do curso da Unesp.”, afirma.
Depois da RAC, uma assembleia foi convocada em 11 de maio para dar direcionamento às queixas e decidir como o Centro Acadêmico agiria. A divulgação do encontro foi feita por uma série de cartazes espalhados pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) com frases que diziam respeito a atitudes inadequadas dos professores, segundo a visão dos alunos. “O tipo de cartaz que eles fizeram pode se classificar como ofensivo e eles estão passivos de processo por calúnia, difamação e injúria, se algum dos docentes quiser fazer.”, comenta o professor e vice-coordenador de Jornalismo, Ângelo Sottovia Aranha, sobre o assunto.
Como resultado da assembleia, um abaixo-assinado foi feitocom todas as reivindicações dos alunos e reuniu cerca de 200 assinaturas. O documento foi protocolado na última semana e cópias foram entregues à chefe do Departamento de Comunicação Social, Letícia Passos Afini, ao coordenador do curso, Prof. Pedro Celso Campos e ao vice-chefe do Departamento de Ciências Humanas, Zeca Marques.
Resta aos alunos aguardar por um posicionamento dos chefes de departamento e do coordenador do curso.
Movimento Estudantil
O Movimento Estudantil vem realizando atos que têm como embasamento o mau uso da verba pública. Um desses atos foi motivado pela indignação dos estudantes a respeito do ônibus da Unesp. Os alunos participariam do Conselho das Entidades Estudantis da Unesp e Fatec, ocorrido entre os dias 21 e 22 de maio em Botucatu. Porém, o Grupo Administrativo do Campus de Bauru (GAC), negou que eles utilizassem o ônibus para tal fim.
Segundo Roberto Deganutti, atual diretor do GAC, o veículo é regido por um regulamento que, apesar de ter sido instituído por uma comissão formada próprio GAC, é respaldado na Portaria de Transporte da Unesp. Portaria que restringiria o uso do mesmo para fins exclusivamente didáticos. Para tanto, seria necessário ainda que um professor permanecesse com os alunos durante todo o evento e que os custos da viagem fossem bancados pelo departamento do docente. “Somos subordinados a umalegislação maior e temos que cumprir os trâmites que a reitoria nos impõe”, alega Deganutti. De acordo com o DACEL, um ofício enviado à Reitoria pedindo a liberação do ônibus não foi respondido.
Outro ato que merece destaque foi motivado pela indignação dos alunos diante do gasto de R$13000,00 para a construção de uma ponte e de um lago com carpas na cantina da FEB (Faculdade de Engenharia de Bauru). O Diretório Acadêmico afirma que há outras prioridades a serem contempladas com essa verba.
Outras questões levantadas pelos estudantes são a falta de um Restaurante Universitário subsidiado pela Reitoria que forneca alimentação de valor baixo e acessível a todos, a falta de moradias suficientes para abrigar os alunos e ainda a quantidade insuficiente de Bolsas de Auxílio Acadêmico e Extensão (BAAE).
Segundo o DACEL, o que se espera são ações que realmente concretizem as pautas do Movimento Estudantil.
FOTO 1 – Fonte: CACOFF – Cerca de 40 alunos de Jornalismo compareceram à entrega do abaixo-assinado aos chefes de departamento e ao coordenador do curso.
FOTO 2 – Fonte: CAPSI – Ato “Busão dos estudantes” ocorrido em 19 de maio.
FOTO 3 – Fonte: CAPSI – Cartazes mostraram o descontentamento dos estudantes na ponte construída na cantina da FEB.
Links:
CACOFF: http://cacoffunesp.blogspot.com/
CAPSI: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001775386245&sk=wall
DACEL: www.dacelunespbauru.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário