segunda-feira, 14 de março de 2011
Terremoto no Japão se torna o 4º maior da história
O terremoto, que ocorreu na ultima sexta-feira, dia 12, causou um tsunami com ondas de 10 metros de altura que devastou a costa nordeste do Japão e chocou a população mundial. Os especialistas japoneses tinham afirmado que a magnitude do tremor havia sido de 8.8. Mas, uma revisão feita pelo Serviço Geológico dos EUA, agência americana que estuda terremotos, elevou nesta segunda-feira (14) de 8,9 para 9 a magnitude. Com isso o terremoto passou de sétimo para quarto na escala de intensidade dos terremotos da história.
O número oficial de mortos chegou a 1.833, segundo a Polícia Nacional. Há 2.361 pessoas desaparecidas, de acordo com balanço divulgado na noite desta segunda-feira. Mas, segundo as autoridades e a imprensa, o número deve subir bastante, à medida que os trabalhos de resgate, muito difíceis ainda em várias regiões, continuarem.
Agora o que preocupa o governo japonês são os riscos oferecidos pelas usinas nucleares afetadas pelo desastre. Uma explosão foi ouvida na manhã desta terça-feira (15), pelo horário local, no reator 2 da usina nuclear de Fukushima 1, no nordeste do Japão. A radioatividade nas proximidades da usina foi medida e atingiu um nível critico, deixando a população japonesa em alerta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário